Misericórdia


EGOÍSMO;

o Yoga nos diz que a intensidade de pegos e rejeições depende da intensidade com que somos egoístas. Se Asmita (o eg oísmo), que é progenitor robusto, sua prole - Raga e Dvesha - por herança natural, não pode ser débil. Apegos e rejeições tem a mema punjança do ego a quem servem do qual nasceram e se nutrem. A ambivalência afetiva de Pedro tem a mesma força do próprio Pedro, do Pedro que se supõe a pessoa que sempre deve curtir tudo o que gosta; do Pedro que, ainda que inconscientemente, se considera o que há de mais importante, sagrado e intocável em toda galáxia; do Pedro doente de egosclerose, que fala muito de si, que, com excessiva intensidade, curte aquilo que o conforta, fortalece e agrada e com a mesma intensidade detesta e mesmo odeia o que desconforta, enfraquece e desagrada; do Pedro que ainda não sabe o que é compaixão, empatia, caridade, amor...; do Pedro que, acreditando que ama, embora inconscientemente só tem querido possuir, coisificar, assumir os outros; do Pedro que ainda não parou para refletir e perceber que precisa reduzir, ou desativar seu ego reivindicante, apaixonado, ansioso, demasiadamente severo consigo mesmo, e ao mesmo tempo calamitosamente compadecido de si mesmo; do Pedro qu não separa uma parte do seu tempo, de seus talentos de suas energias para servir - sem ego - aos necessitados; do Pedro que, embora inteligente para a sua profissão e conhecedor de alguma ciência humana, nada sabe sobre a ua verdadeira essência.

O Pedro que tanto reivindica não é um sofredor ambivalente. É aquilo que a ignorância (Avidya) tem impedido de ver o que é: EU SOU.



HUMILDAÇÃO:

Caro amigo, não vejo saída para seu caso (para o meu, para o caso de todos) senão uma eficiente humildação. Veja bem: não digo humilhação. Desta, Deus nos defenda.
Humildação é o processo no qual voluntária e conscientemente rendemos progressivamente nosso ego inferior (Asmita) às mãos cósmicas do ser, do EU SOU. Humildação é o destronamento do ego, mas imposto por pessoas ou circunstâncias estranhas. Humildação é o sacrificar do ego por decisão inteligente e santa. Nosso drama dura aquilo que o causa - a ignorância, que cria nutre o ego. Enquanto dizemos - eu sou Pedro. Impedimos o Ser, que somos, de assumir o Reino Interno. Desde que, pela meditação, pela oração, mantrans, vigilância, renúncia, caridade verdadeira, amor, devoção, introspecção "quem eu sou", e pela auto-entrega, começamos a adegalçar os grossos paredões da fortalez com qual temos defendido o ego. É assim que vamos nos capacitando de que já não somos vítimas de tensões, ansiedade, angústias, pré-ocupações, ressentimentos, já não somos movidos por apaixonados apegos e desvairado rancores. É dessa maneira que, pela humildação, coseguimos superar uma torturante ambivalência afetiva.
Experimente reduzir suas aflitivas pretensões de ser mais feliz, Reduza seu medo a não ser feliz. Reduza seu projeto pessoal de ganhos, vitórias, afirmações... Não espere demais de sua noiva nem de nenhum ser humano, inclusive de você. Não continue tão reivindicante seja para o gozar, seja para o não sofrer. Assim é que você fará uma brecha na caixa de ressonância ou desativará o amplificador de emoções - seu ego.



EGOCENTRISMO;

Noto que você tem se concentrado demasiadamente sobre si mesmo. Você está de tal forma auto centrado, obssessivamente fixados em seus apegos e aversões, tão pós-ocupado com sua vida passada em extravagante curtições de gozo e vícios, e ao mesmo tempo tão pré-ocupado com o que poderá vir a ser a sua futura vida de homem casado, que se vê esmagado por muita toneladas de padecimento. A humildação que lhe proponho e que consiste em mudar o centro do universo, que tem sido seu ego, é que poderá aliviar a carga, que terminará por ficar largada no chão, e você, livre.

Dê uma nobre e espiritual expansão de suas energias. Não mais as concentre em problemas do passado ou do futuro. Viva agora. Você já se conscientizou dos erros que cometeu e que está arrependido. Isto basta. Não fique revolvendo o lodo.



ARREPENDIMENTO;

Arrependimento é essencial no encontro com Deus. Consiste em mudar o rumo dos nossos desejos,aspirações, nossas motivações interiores, de nossos ideais, de nossas idéias e convicções, de nossas buscas e metas; implica uma revisão de nossa escala de valores. Arrependemo-nos quando decidimos definitivamente a caminhar num rumo oposto ao anterior. Se antes buscávamos os valores do mundo, agora queremos chegar a Deus. Se antes gostávamos da matéria, agora optamos pelo Espírito. Se éramos egoístas, agora amamos o próximo. Se ontem dávamos pérolas aos porcos, hoje oferecemo-las ao Senhor. Vivíamos para Mamon, agora para o Cristo. No arrependimento não devem entrar remorsos daninhos, isto é, pós-ocupações depressivas. Arrependimento é uma reforma da mente. São Paulo recomendava: "Sede transformados por reformades vossas mentes" (Romanos 12:2). Efetuada essa mudança na mente, sincera e decisivamente arrependido, ainda que tenha sido o maior dos pecadores, o individuo segue o libertador perdão, pois Deus dá uma festa para receber qualquer dos seus filhos que se tenha efetivamente arrependido.


Trecho do livro Superação. Prof. Hermógenes.





0 comentários:

Postar um comentário

Habla!